As últimas novidades do setor contábil

Investimentos no Agronegócio, é a hora de fazer?
03/12/2020 Empresariais

No ano de 2020, devido ao cenário econômico, a influência do clima e até mesmo a pandemia, alguns produtos como a soja, milho e gado estão sendo comercializados a preços nunca vistos anteriormente. Em vista destes bons preços praticados no mercado a receita do produtor rural pode ter aumentado, no entanto surge o questionamento: é o momento certo para ir às compras?

Sabe-se que muitos produtores rurais em momentos como esses criam situações que só serão compreendidas daqui a 3, 4 ou 5 anos. O momento de euforia por ter mais recursos disponíveis, pode gerar um desejo de fazer compras, com as desculpas muitas vezes de estar realizando um “investimento”.

A agricultura e a pecuária necessitam de grande imobilização de capital, a necessidade surge no dia a dia do campo, por uma máquina mais moderna, instalações maiores, tecnologias novas, áreas de terra, novas matrizes e reprodutores, entre outros.

Porém todas estas compras podem ser guiadas pelo sentimento ou por uma boa análise de investimento. Por sentimento, através de conversas surgem novas opções de máquinas e tecnologias, verifica-se a existência de um financiamento disponível e quando se percebe foi adquirido o que chamou a atenção. Mas afinal, o que foi comprado é realmente o que se necessitava ou onde deveria ser investido?

Surge então a boa análise de investimento, a qual necessita de informações com qualidade sobre: custos, impostos, endividamento, rentabilidade, produtividade e mercado. Com informações como essas é possível descobrir se de fato a aquisição vai trazer benefícios. Como por exemplo: redução do custo operacional, tempo de plantio e perdas de colheita.

As diversas possibilidades de investimento devem estar sempre alinhadas com o objetivo de melhorar a rentabilidade produção. Afinal, não adianta em nada plantar mais rápido, armazenar com mais qualidade, colher melhor e ao final de tudo isso observar que foi reduzida a rentabilidade ou até prejudicar o fluxo financeiro de vários anos.

Investimento também pode ser a formação de uma reserva financeira que proporcione segurança e flexibilidade nas negociações de compras de insumos e vendas de produção. Não deixe a euforia de bons preços, trazer a impressão de bons resultados.

 Para melhorar a gestão da propriedade rural é importante sempre analisar os investimentos, o retorno que eles poderão trazer e o quanto de recursos é preciso desembolsar para fazer a aquisição.

 Estamos à sua disposição para auxiliar em todo esse processo.


VOLTAR