O planejamento tributário é a principal ferramenta de gestão fiscal, ele garante a diminuição da carga tributária dentro da Lei e sem apresentar riscos ao seu negócio. O planejamento tributário também é conhecido como elisão fiscal ou economia legal
Um planejamento tributário adequado possibilita grandes ganhos, como a economia tributária, oportunidade de crescimento da empresa e aumenta os saldos financeiros.
Para elaboração correta, é necessário tempo, informações, organização e metas. Dentro das informações necessárias destacam-se as seguintes:
- FATURAMENTO: Definição clara dos produtos, mercadorias e serviços prestados. Desde a classificação fiscal até o valor mensal do faturamento;
- OBJETO SOCIAL DA EMPRESA: A legalização da empresa com a classificação correta das atividades é fundamental para o enquadramento tributário e legal;
- MERCADO: Conhecer o mercado de atuação, conhecer se os clientes são contribuintes ou não do ICMS, mapear os estados de destinos do faturamento, definir se a empresa atuará somente no mercado interno ou também no exterior;
- FOLHA DE PAGAMENTO: Analisar a relação do custo da folha de pagamento em relação a atividade operacional é fundamental. Assim é possível buscar formas de otimizar a operação, através de parcerias, terceirização e opção pela Desoneração da Folha de Pagamento. Além disso, o valor da folha de pagamento impacta significativamente nos encargos previdenciários da empresa, de acordo com o regime tributário.
-CUSTOS E DESPESAS: A contabilidade regular e assessorada oferece informações completas sobre os custos e despesas mensais da empresa. Com as informações detalhadas é possível identificar onde estão os principais gastos, qual é o custo fixo da empresa, e o mais importante, saber qual é a rentabilidade da mesma.
-COMPRAS: Detalhar as compras e seus custos para ter a mercadoria no estoque da empresa é muito importante. E mais importante ainda, ter a informação de qual estado é o fornecedor, qual o regime tributário dele e qual é a correta classificação dos produtos.
-REGIME TRIBUTÁRIO: Atualmente a empresa poderá optar dentre os Regimes Tributários do SIMPES NACIONAL, LUCRO PRESUMIDO, ARBITRADO E LUCRO REAL. Cada um dos Regimes Tributários tem particularidades bem distintas, a escolha do regime tributário é essência do Planejamento Tributário adequado.
- LEGISLAÇÃO: O domínio do conhecimento tributário é uma peça chave neste processo. Assim é possível aplicar e usufruir de todos os benefícios permitidos em Lei. Atualmente temos uma série de benefícios de isenção, imunidade e suspensão de impostos, tanto federais como estaduais.
Como apresentado, a organização da empresa e o profissionalismo contábil, são essenciais para a elaboração eficaz do Planejamento Tributário.
É importante destacar que o regime tributário escolhido é valido por UM ANO, e se a decisão for equivocada, ela trará consequência no ano todo. O período adequado para o estudo e elaboração do mesmo é entre outubro e novembro de cada ano. Uma vez definido o regime tributário, é necessário um plano de ação para as devidas adequações em tempo hábil.
O Planejamento Tributário somente atingirá seu objetivo se for elaborado seguindo os seguintes passos:
- Coleta de Dados;
- Análise dos Dados com aplicação da legislação;
- Estudo dos cenários e metas da empresa;
- Acompanhamento permanente da Legislação;
A estratégia da análise e gestão fiscal deve ser utilizada por todas as empresas, independente do tipo e tamanho. O planejamento eficaz proporciona a diminuição ou supressão da carga tributária.
Busque profissionais especializados para a exceção de seu Planejamento Tributário.
A Gestão está preparada para fazer a Gestão Fiscal de sua empresa.