As últimas novidades do setor contábil

Ganhos pela Elaboração do Plano de Gestão de Resíduos Sólidos (PGRS)
14/08/2020 Empresariais

Você já parou para pensar qual é a destinação correta dos resíduos gerados na sua empresa? Não? Pois bem, segundo A Lei nº 12.305/10, responsável em instituir a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), praticamente todos os órgãos públicos e empresas privadas precisam realizar um PGRS!

Mas afinal, o que é um PGRS?

A sigla tem como significado "Plano de Gestão de Resíduos Sólidos" e como o próprio nome diz, é a elaboração da gestão dos resíduos gerados, seja por um restaurante, escola, indústria etc. Qualquer empreendimento que na sua locação gera algum resíduo, deve se adequar as leis de destinação correta dos mesmos.

Mas pera aí! Ter um PGRS não é somente cumprir com a legislação, é também estar em harmonia com o meio ambiente!

Boa parte dos resíduos gerados no Brasil não são destinados de maneira correta, proporcionando graves problemas ambientais que afetam todos nós! Podemos citar como exemplo poluição de rios, solos, ar, além das inúmeras doenças que podem aparecer em cidades pelo excesso de descarte incorreto.

Assim, o PGRS é, sem dúvida, uma ferramenta capaz de possibilitar qualquer empresa a contribuir pela sustentabilidade do nosso planeta!

Você separa o seu lixo para reciclagem? Sim? Isso é ótimo! Além de auxiliar na diminuição de lixo descartado erroneamente, a reciclagem traz diversos benefícios para o meio ambiente e para a sociedade:

Diminuição da contaminação do solo;

Com o descarte correto, milhares de quilos de resíduos são encaminhados para centros de reciclagem, o que diminui a chance de contaminação do solo dos aterros sanitários.

Diminuição do uso de recursos naturais;

Quando reciclamos o lixo, aquele material é reutilizado, diminuindo a exploração de matérias-primas.

Diminuição dos impactos no meio ambiente

Reciclar também significa diminuir a chance de que a fauna e a flora sejam prejudicadas por causa do descarte incorreto.

Consciência ambiental

Quando temos o hábito da reciclagem, criamos uma cultura que ajuda na consciência ambiental, ou seja, aumentamos a nossa capacidade de compreender o ambiente em que vivemos e, consequentemente, começamos a nos atentar sobre nossas ações e como isso pode impactar o planeta nos próximos anos e décadas.

 Geração de emprego

Para que a reciclagem aconteça, é preciso que existam empresas especialistas no trato desse tipo de lixo. Com isso, há a criação de diversas vagas nessa área, que, direta e indiretamente, ajudam a melhorar a economia do país.

 Ter a chance de economizar e gerar lucro

Além de todos esses benefícios já citados, reciclar também pode ser sinônimo de lucro, algo que ainda não é muito feito no Brasil. Segundo dados do Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre), o país perde mais de 120 bilhões de reais em produtos que poderiam ser reciclados, mas que acabam sendo deixados no lixo.

 

Empresa Parceira:

Piva Engenharia Ltda

End:Av. Presidente Vargas, 562, Sl 204 - Centro- Nova Prata/RS

Telefone:(54)99937.7157


VOLTAR