As últimas novidades do setor contábil

A Importância do Planejamento Financeiro para os Negócios Empresariais
06/01/2022 Empresariais

O PLANEJAMENTO FINANCEIRO, faz parte da estrutura que alicerça todas as fases de crescimento e amadurecimento de uma empresa no ambiente competitivo dos negócios;

Uma empresa pode nascer, iniciar em um ambiente super fértil, altamente lucrativo,  mas pode morrer por falta de planejamento e organização.

As vezes o empresário tem uma ótima visão do negócio principal, da atividade operacional,  mas comete erros graves e básicos no processo de gestão de toda a empresa.

 A boa notícia, é que é possível aprender e desenvolver o planejamento financeiro e a gestão empresarial de forma eficaz.

Para isso, é necessário entender os conceitos, utilizar ferramentas adequadas, e contar com profissionais qualificados e experientes na área.

DEFINIÇÃO DE PLANEJAMENTO FINANCEIRO

Planejamento Financeiro é um roteiro que projeta o futuro da situação financeira de um negócio com base na sua realidade, no hoje, no presente, e de acordo com as expectativas propostas.

É um guia formado por ferramentas administrativas e contábeis integradas. Para o planejamento trazer segurança e atingir o objetivo, precisa ser embasado em dados claros, corretos, confiáveis e organizados. A organização do negócio e a qualificação profissional de quem elabora é o grande segredo.

Dentre as ferramentas contábeis e administrativas destacam – se as Margens de Lucro, Ponto de Equilíbrio, Margem de Contribuição, Custo das Mercadorias Vendidas, Ticket Médio, Giro de estoque, Fluxo de Caixa, Grau de Endividamento Índices de Liquidez, etc.

Quando feito a partir de dados confiáveis, o planejamento financeiro serve de base  para tomada de decisões estratégicas sobre o futuro e continuidade da empresa. Podemos citar como exemplos: investimentos em melhorias de equipamentos, abertura de filial, melhoria e mudanças de processo, redução de despesas e custos, dentre outras.

 CONHECENDO AS ETAPAS DO PLANEJAMENTO FINANCEIRO

Seguir algumas etapas é fundamental para a agilidade e qualidade do planejamento.

A primeira etapa é definir quais são os objetivos e metas da organização, onde a empresa pretende chegar.

Buscar aumentar o faturamento e lucro? Acelerar o ritmo de crescimento num determinado período? Expandir e conquistar novos mercados? Desenvolver novos produtos ?

É muito importante que o Planejamento Financeiro esteja alinhado com o Planejamento Estratégico, ambos precisam estar e harmonia.

É necessário pensar para frente, planejar o futuro.

A segunda etapa é avaliação completa da atual e real situação financeira. Essa etapa é a mais importante de todas.

Esse diagnóstico demonstra a qualidade financeira, se a mesma tem sido bem gerida. É nesta etapa que serão aplicadas e analisadas as ferramentas contábeis e administrativas.

A continuidade e crescimento da empresa só será sustentável e segura, se for feita de forma organizada.

A terceira etapa é a elaboração de cenários com projeção de fluxo de caixa, definição de indicadores e metas de acompanhamento. Ou seja, é criado um plano de ação subdividido em metas.

Neste momento projeta-se os objetivos através de cenários otimista, pessimista e normal. Esse exercício é fundamental para tomar consciência do caminho a ser percorrido.

É nesta etapa, a avaliação da realidade para o futuro, onde o empresário terá a resposta da viabilidade do Planejamento.

 

 COMO PODE SER FEITA A ELABORAÇÃO DO PLANEJAMENTO FINANCEIRO 

Há várias ferramentas que podem ser usadas na elaboração do planejamento, de acordo com a estrutura e organização de cada negócio.

Para MEIS e micro empresas, uma boa planilha de excel, bem elaborada pode ajudar muito.

Já as empresas de pequeno porte é importante a utilização de softwares financeiros.

E as grandes empresas, pelo grau de complexidade e volume de operações, geralmente utilizam tecnologia avançada neste processo, através de sistemas específicos.

O mais importante é o controle eficiente do planejamento e sua correta execução. Pode - se juntar as ferramentas, elas se complementam.

A escolha depende da necessidade e grau de complexidade de cada empresa.

O Planejamento Financeiro precisa integrar toda a empresa, todas as áreas precisam de recursos para funcionar, e gerar lucros.

A área financeira, não faz nada sozinha, ela precisar estar alinhada nos quatro elementos principais de todas as empresas: Finanças; Recursos Humanos; Comercial e Operacional.

Essas áreas são fundamentais para a  elaboração do planejamento estratégico, e que por consequência irá contribuir para o planejamento financeiro. O planejamento envolve toda a empresa, e todas as pessoas devem estar engajadas.

 

TEMPO ADEQUADO QUE DEVE ABRANGER O PLANEJAMETO FINANCEIRO

O Planejamento Financeiro pode ser de longo prazo ( mais de 2 anos ) ou de curto prazo ( até 2 anos).

O que vai determinar o tempo do planejamento, é a estratégia da empresa.  Caso deseje abrir uma nova unidade, desenvolver um novo produto, será a longo prazo. Ou se for otimizar os resultados nas etapas de sazonalidade da atividade e aumentar os lucros, o tempo é menor.

Também é importante destacar, que o Planejamento Financeiro pode ser composto por fatores de curto e longo prazo. Ou seja, o objetivo é avaliado períodos anuais, e o acompanhamento e metas mensais. Sendo assim, o Planejamento Financeiro deve ocorrer mensalmente.

Períodos Longos para grandes projetos; mas mensal para seguir em frente e atingir os objetivos propostos.

PRINCIPAIS DIFICULDADES NA ELABORAÇÃO DO PLANEJAMENTO

O planejamento envolve toda a empresa, e todas as pessoas da equipe, direto ou indiretamente, qualquer problema em alguma área vai impactar no financeiro.

As vezes um problema operacional , como a má gestão do estoque afeta diretamente o fluxo de caixa. Como por exemplo: comprar o que não precisa, o que não gira; não conhecer o que se tem estoque para elaborar promoções, e campanhas. Ter um estoque muito alto, é dinheiro parado, ou melhor,  dinheiro faltando em outras áreas .

Na área comercial, é esencial acompanhar como está o prazo médio de recebimento de clientes ( PMR) em relação ao prazo médio de pagamento ( PMP).  A indicação é que o prazo de recebimentos seja menor que o prazo de pagamento, além do saldo de inadimplências e atrasos de recebimentos;

A empresa pode aumentar as vendas, mas se não tiver controle firme nos recebimentos faltará liquidez para honrar os compromissos;

Problemas podem acontecer na área produção também, o atraso de entrega de um pedido, falta de material, problema numa maquina, pessoa que se afastou. Se a empresa estiver com o saldo financeiro muito apertado, esse problema na entrega do pedido gerará um rombo no caixa.

E acima de tudo, o elemento  fundamental de todas as empresa, pessoas. O grande desafio de manter uma equipe qualificada, engajada e envolvida no processo.

GRANDES GANHOS DO PLANEJAMENTO PARA A EMPRESA

Os benefícios do planejamento financeiro são enormes, trazendo segurança e clareza aos gestores dos negócios.

Todos os setores da empresa precisam estar alinhados,  o bom planejamento permite avaliar também a utilização de recursos próprios ou buscar com terceiros. Dependendo da situação contratar  um financiamento bancário poder ser muito mais vantajoso, é necessário ter informações sobre as taxas, prazo, garantias, e objetivo do endividamento.

Pois há linhas de crédito especificas  para cada objetivo, para poder comparar o retorno do investimento em relação ao custo de contratação.

O objetivo principal de todos os negócios é a geração de lucros, para crescer e contribuir com a sociedade.

Quanto melhor for a organização e estrutura de gestão da empresa, melhor serão os seus resultados mensais, e menor serão os impactos negativos nos momentos de dificuldades. Quanto mais estruturada internamente, menos será afetada pelos problemas e fatores externos.

E claro, a visão dinâmica, inovadora e permanente dos gestores é fundamental,  é a base de tudo.

 

CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES

Planejamento Financeiro representa planejamento e gestão empresarial.  Do início ao fim da etapa empresarial: comprar bem; conhecer e controlar os gastos e despesas fixos e variáveis; precificar corretamente; operacionalizar o financeiro; destinar corretamente o resultado do lucro.

Os gestores precisam investir em ferramentas de controle contábil e administrativo, pois elas permitem ter a empresa toda em mãos. São elas que contribuem para o crescimento e evolução dos negócios.

Não é possível controlar e planejar o que não se conhece e não se sabe. São as ferramentas de gestão que apontam corretamente as deficiências e problemas da empresa. Quanto antes identificado os problemas, mais rápido e eficiente é a correção, diminuindo assim as perdas financeiras, perdas de pessoas e de energia.

 Faz parte de uma boa gestão financeira, separar totalmente a vida dos sócios com a vida da empresa. Além disso, direcionar corretamente os lucros gerados em formação de capital de giro, reserva para reinvestimentos e melhorias, e uma parte para os sócios.

Uma boa organização é a base de sustentabilidade de todas as empresas


VOLTAR